ASA-facebook

Blog

12 jun Decisões

TCU define critério para que Administração Pública avalie cobertura, por seguro de garantia, de danos decorrentes de ato de corrupção

Na sessão plenária do dia 29.05.2019, o plenário do Tribunal de Contas da União concluiu a análise de consulta formulada pela presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) sobre a possibilidade de a Administração Pública aceitar ou não apólices de seguro garantia que excluam da indenização nelas previstas os prejuízos decorrentes de atos de corrupção.

Na análise da matéria, a área técnica do Tribunal havia recomendado resposta no sentido de que a Administração Pública não deve aceitar apólices que estabeleçam essa exclusão, pois, em seu entendimento, a eventual violação de normas anticorrupção deve ser considerada risco à execução contratual, merecendo, portanto, cobertura securitária.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, por sua vez, divergiu da área técnica e, em linha com o disposto na Carta Circular Eletrônica 1/2018, da SUSEP, entendeu ser possível à Administração Pública aceitar apólices que prevejam a exclusão de indenização por ato de corrupção que tenha sido praticado pelo segurado (Administração Pública) ou seu representante, isoladamente ou em concurso com o tomador (Contratado) ou seu representante.

No entanto, segundo o Parquet de contas, não deve ser aceita a exclusão da indenização por atos de corrupção praticados exclusivamente pelo tomador (Contratado) ou seu representante, sem a participação do segurado (Administração Pública) ou seu representante.

O posicionamento do MPTCU foi acolhido pelo Plenário do Tribunal. Segundo o voto condutor da decisão, levado a plenário pelo Ministro Raimundo Carreiro, “o dever de cobrir os prejuízos decorrentes de atos de corrupção para os quais a própria Administração Pública concorreu seria permitir o benefício da própria torpeza de quem é o principal beneficiário do seguro-garantia, além de elevar os custos desse tipo de contratação a patamares desconhecidos, mas que, ao fim e ao cabo, teriam de ser suportados pelos cofres públicos”.

Acompanhando a posição manifestada pelo Ministro Relator, o Ministro Walton Alencar Rodrigues destacou ainda que “ao prever a cobertura de atos dolosos praticados com a concorrência de agentes públicos incorre-se em ofensa ao artigo 762 do Código Civil, mesmo considerando as peculiaridades e controvérsias sobre o seguro-garantia”.

O Ministro João Augusto Ribeiro Nardes sugeriu que o Tribunal realizasse auditoria para identificar as principais dificuldades enfrentadas pela Administração Pública na busca pelo recebimento das indenizações previstas nos seguros-garantia, avaliando se a Circular n. 477/2013 da SUSEP prevê excludentes que restrinjam e/ou dificultem indevidamente esse recebimento.

Ao final, a resposta à consulta contemplou a seguinte orientação, conforme se extrai do dispositivo do Acórdão n. 1.216/2019-Plenário:

9.2. no mérito, responder ao Consulente que:
9.2.1. os órgãos e entidades da Administração Pública Federal podem aceitar apólice de seguro – apresentada por empresa vencedora de certame licitatório para garantir o fiel cumprimento das obrigações assumidas no contrato – que contenha cláusula que exclua de cobertura prejuízos e demais penalidades causados ou relacionados a atos ou fatos violadores de normas de anticorrupção que tenham sido provocados pelo segurado ou seu representante, seja isoladamente, seja em concurso com o tomador ou seu representante.
9.2.2. por outro lado, os órgãos e entidades da Administração Pública Federal devem recusar apólice de seguro – apresentada por empresa vencedora de certame licitatório para garantir o fiel cumprimento das obrigações assumidas no contrato – que contenha cláusula que exclua de cobertura prejuízos e demais penalidades causados ou relacionados a atos ou fatos violadores de normas de anticorrupção que tenham sido provocados exclusivamente pelo tomador ou seu representante, sem o concurso do segurado ou seu representante.

A exemplo de outras consultas respondidas pela Corte de Contas, a tendência é que a orientação dada à presidência do TST e do CSJT passe a orientar a análise da matéria por toda a Administração Pública Federal e seja aplicada pelo próprio Tribunal em seus processos de auditoria.

Remodal